baixar Seriado marco


Originalmente escrevi este artigo com a finalidade de publicação no site RetroTV, porém infelizmente não foi aproveitado. Assim, após um longo período engavetado, segue para apreciação de todos.

Ficha Técnica

Título: Marco (Japonês: Haha wo Tazunete Sanzen Ri / Inglês: From the Apennines to the Andes ou 3000 Leagues in Search of Mother/1976/Japão/Cor)
Produção: Nippon Animation, Fuji TV.
História Original: Edmondo de Amicis
Adaptação: Kazuo Fukasawa
Desenho dos Personagens e Supervisão de Animação: Yoichi Kotabe
Desenho e Disposição das Cenas: Hayao Miyazaki
Direção: Isao Takahata
Formato: 52 episódios de 24 minutos
Dublagem: TVS
Abertura brasileira: Mário Lúcio de Freitas



O Desenho


A história de Marco se passa em 1881 na Itália, mais precisamente na cidade de Gênova, onde vive a família Rossi, composta por Marco, um menino de nove anos, seu pai, Pedro, sua mãe, Anna e seu irmão mais velho, Paulo.

Devido à grave crise econômica que se abateu sobre a Itália, a família Rossi passava por sérias dificuldades financeiras. O pai de Marco ganhava muito pouco como diretor de um hospital para pobres, enquanto seu irmão Paulo estudava para ser maquinista. Neste cenário, surge a oportunidade para a mãe de Marco ir trabalhar na Argentina. A decisão pela viagem e a separação da família são muito dolorosas.


Após um ano, param de chegar as cartas da mãe de Marco, vindas da Argentina. Diante do fato de não receber mais notícias de sua mãe, Marco fica desesperado e decide ir à Argentina em busca dela. A princípio seu pai não autoriza a viagem, porém concorda, diante das diversas tentativas do menino, que inclusive tenta viajar clandestinamente em um navio.


Assim, inicia-se a longa viagem de Marco, que é acompanhado por um pequeno macaco de estimação. Ao longo da viagem o menino vai conhecendo novas pessoas e muitas dificuldades, haja vista que sua mãe já não mais estava no mesmo endereço conhecido pela família. Cada episódio é um festival de desencontros e novos desafios a serem vencidos pelo menino.


Marco é uma produção japonesa de 1976, que apresenta um estilo de animação simples e eficaz, com paisagens bem detalhadas e realísticas, que capturam com fidelidade a época em que se passa a série. A cidade portuária de Gênova é ricamente detalhada com sua arquitetura e seus habitantes. A construção dos personagens também é muito feliz, haja vista que são bastante carismáticos e humanos com suas alegrias e tristezas.


Se você quiser curtir uma das melhores animações já produzidas, não deve deixar de ver ou rever Marco.


Personagens

Os nomes dos personagens têm pequena variação de um país para o outro. Exemplos: Violeta (Fiorina ou Fiolina), Paulo (Tonio), Dominó (Amédio). Considerando as poucas informações obtidas, além de fazer quase 30 anos que assisti a versão brasileira, segue abaixo os nomes dos personagens de acordo com a versão portuguesa.

Marco Rossi: O menino italiano, filho de Pedro e Anna Rossi, que vai em busca de sua mãe na Argentina.

Pedro Rossi: Pai de Marco. É o diretor de um hospital para pobres que serve a diversas pessoas doentes e desempregadas. Ganha pouco, o que dificulta a vida da família.

Anna Rossi: Mãe de Marco e casada com Pedro. Devido às dificuldades financeiras se propõe a viajar para a Argentina a fim de trabalhar.

Paulo Rossi: É o irmão maior de Marco. Estuda para ser maquinista e poder ter um bom salário para ajudar a família.

Peppino: É o pai de Violeta, Conchetta e Julietta. A família vive de espetáculos nas ruas de Gênova. Seu sonho é juntar dinheiro para poder viajar para a Argentina. Ainda em Gênova, conhecem Marco e dele se tornam amigos.

Violeta: É uma menina que tem grandes habilidades com marionetes. Leva uma vida muito triste até conhecer Marco, por quem demonstra muito carinho e amizade.

Conchetta: É a irmã maior de Violeta. Uma boa moça que canta e ajuda o pai nas apresentações e na criação das irmãs menores, Conchetta e Julietta.

Julietta: É a irmã menor de Violeta e Conchetta. É uma menina feliz, que se entusiasma quando aparece Dominó, o pequeno macaco de Marco.

Dominó: Um simpático macaco vindo do Brasil. Seu verdadeiro dono é Antonio, porém ele se torna o inseparável companheiro de Marco em sua viagem à Argentina.

Emílio: É o melhor amigo de Marco e possui um irmão menor chamado Bernardo. Devido à enfermidade de sua mãe e as dificuldades financeiras de sua família, ele arruma um trabalho e deixa se freqüentar a escola.

Bernardo: É o irmão menor de Emilio. É defendido por Marco dos garotos que o molestam na escola.

Pablo: É um garoto pobre que vive numa favela Argentina. Após uma briga com Marco, tornam-se grandes amigos. Participa de uma das mais fortes cenas do seriado.

Joana: É a irmã de Pablo. Assim como Julietta, gosta de Marco e principalmente do macaco Dominó, com quem se diverte muito.

Curiosidades
Sobre o Autor

O escritor italiano Edmondo De Amicis (21/10/1846-12/03/1908) teve formação militar desde os 16 anos, o que implicou em seu perfil de patriota e incansável viajante. Suas muitas obras foram caracterizadas pela mescla de romantismo e realismo com um propósito altamente ético de orientar o leitor a sempre fazer o bem. Sua obra mais conhecida (Cuore, 1886) foi construída para provocar emoções e lágrimas no jovem leitor, tendo sido traduzida em quase todos os idiomas e levada ao cinema, televisão e quadrinhos. Foi a partir de dois capítulos desse livro que foi construída a história de Marco.


Sobre a História

A história de Marco já teve adaptações anteriores ao seriado. Consta que em 1916 foi realizado um filme mudo com esse enredo (Dagli Appennini alle Ande), dirigido por Umberto Paradisi. Em 1943, houve uma produção italiana dirigida por Flavio Calzavara. Na década seguinte, 1959, foi a vez de uma co-produção Ítalo-Argentina dirigida pelo italiano Folco Quilici. Todas essas produções foram filmadas com atores. Após o sucesso internacional do seriado de 1976, mais precisamente nos anos 80, foi lançado um filme de longa-metragem com um resumo da história, tendo por base o mesmo material usado no seriado. Em 1999, houve uma nova produção animada feita para o cinema (Marco the Movie - 3000 Leagues in Search of Mother), com a canção tema ("Catch a Dream") na voz de Sheena Easton.

Sobre a Equipe de Produção
A produção contou com a mesma equipe que, dois anos antes, havia produzido outro seriado muito famoso (Heidi, 1974). Esses desenhos da produtora Nippon faziam parte do projeto World Masterpiece Theater, que durou até meados dos anos noventa e que a cada ano apresentava um seriado baseado em um livro ou história clássica diferente.

Fica clara a influência do diretor Isao Takahata (nascido no Japão em 29/10/1935) pelo neo-realismo italiano, movimento este que propôs a representação objetiva da realidade social como forma de comprometimento político e que teve seu período mais produtivo (e significativo) durante os anos de 1945 e 1948. As dificuldades sociais nesse período pós Segunda Grande Guerra em muito se assemelhavam àquelas do final do século XIX, período em que ocorre a história de Marco. O filme O Ladrão de Bicicletas, produção italiana de 1948, é citado com uma forte influência para o seriado e para o trabalho de Takahata, que diferia da maioria dos animadores que focavam seus trabalhos num tom mais fantasioso. Suas produções, ao contrário, eram realísticas e carregadas de expressionismos. Foi, com certeza, o principal responsável pelo despertar de um sentido de responsabilidade social em Hayao Miyazaki, seu colaborador e futuro diretor premiado.


Em 1975, o então desenhista Hayao Miyazaki (nascido em 05/01/1941, no Japão) viajou para a Itália e a Argentina para a pré-produção de Marco. Em 2001, Miyazaki foi responsável pelo roteiro e pela direção do premiadíssimo A Viagem de Chihiro, vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação.


O desenhista Yoichi Kotabe (nascido em 15/09/1936, em Taiwan) foi o responsável pelo desenvolvimento dos personagens da série. Kotabe também trabalhou na Nintendo, tendo inclusive trabalhado como ilustrador oficial da série de jogos Super Mario, desde o original Super Mario Bros. Trabalhou ainda na série animada e nos jogos de Pokemon.


Diversas
Ainda sobre a história vale destacar uma situação paradoxal: a crise econômica vivida na Itália no final do século XIX foi responsável pela vinda de diversos imigrantes para a América do Sul, aí incluídos Argentina e Brasil. Em alguns episódios os imigrantes europeus são discriminados pelos habitantes locais que os vêem como cidadãos de segunda linha. Curiosamente, hoje esta situação inverteu-se, estando a Europa como destino de diversos sul-americanos que buscam melhores oportunidades, e não raro se deparam com algum tipo de preconceito.

Embora a reconstituição de época e locações tenham sido um primor, pequenos deslizes, porém perdoáveis, ocorreram: A história de Marco acontece em 1881, quando ele fica amigo de um marinheiro brasileiro chamado Roque, que numa cena samba e cantarola Tico-Tico no Fubá de Zequinha de Abreu, música que somente seria criada em 1917 e lançada apenas em 1931.


Na Itália, até recentemente, era comum as crianças receberem dos pais ou da escola um exemplar do Livro Cuore, que originou a história de Marco.


No Brasil, o seriado passou em pela primeira vez em 1978 na extinta TV Tupi, dentro de Programa Silvio Santos, mais precisamente no quadro Domingo no Parque. Esta estratégia havia sido usada antes com o seriado Heidi. A dublagem foi marcante. Principalmente a do protagonista Marco, dublado por
Leda Figueiró, e do Sr. Peppino, dublado pelo saudoso Eleu Salvador. Em minhas recordações a última reprise foi em 1981. Segundo alguns aficionados, a série também teria passado na TV Record. Informações de alguns fãs e colecionadores, não confirmadas pelo SBT e Record, dão conta de que a matriz brasileira do seriado foi destruída em algum incêndio numa destas emissoras (até parece a história do National Kid).

Numa pesquisa realizada em 2006 entre celebridades da TV Japonesa, o seriado Marco ficou na 20ª colocação entre as mais queridas e admiradas produções para TV.


Em diversos países da Europa, o seriado foi lançado em VHS e depois em DVD. Em Portugal, foi lançada uma versão com 40 episódios completos, com dublagem em português de Portugal. Os 12 episódios excluídos foram basicamente do meio da história. Foram conservados os primeiros e últimos episódios (vide abaixo Lista de Episódios). A dublagem portuguesa é boa, todavia demora algum tempo até nossos ouvidos estarem devidamente treinados para uma rápida compreensão dos diálogos.


Tema de Abertura

A abertura portuguesa teve por base a Alemã, já no Brasil a abertura foi similar àquela utilizada na Espanha, porém com produção brasileira do multimídia Mário Lúcio de Freitas. Abaixo reproduzimos a letra da abertura espanhola com a respectiva tradução:


En un puerto italiano (muy lejano) [Em um porto italiano (muito distante)]

al pie de las montañas [aos pés das montanhas]

vive nuestro amigo Marco [vive nosso amigo Marco]

en una humilde morada. [em uma humilde morada.]


Se levanta [Se levanta]
muy temprano [muito cedo]
para ayudar a su buena mamá. [para ajudar sua boa mamãe.]

Pero un día la tristeza [Mas um dia a tristeza]
llega hasta su corazón, [chega ao seu coração,]
mamá tiene que partir [mamãe tem que partir]
cruzando el mar a otro país. [cruzando o mar para outro país.]

No te vayas mamá [Não se vá mamãe]
no te alejes de mi [não fiques longe de mim]
adiós mamá [adeus mamãe]
pensaré mucho en ti [pensarei muito em ti]
no te olvides mamá [não se esqueças mamãe]
que aquí tienes tu hogar. [que aqui você tem o seu lugar.]

Si no vuelves pronto iré [Se não voltares logo eu irei]
a buscarte donde estés [te buscar aonde estiveres]
no me importa donde vayas, [não me importa aonde você vá,]
¡te encontraré!. [te encontrarei!]

Lista de Episódios



Segue abaixo a lista de episódios a fim de facilitar futuras pesquisas do leitor. Note que na dublagem portuguesa [PT] constam apenas os títulos dos 40 episódios constantes na coleção de DVD lançada em Portugal. Os demais episódios, assisti na versão espanhola [ES].


download

01 - A Despedida - Primeira Parte [PT] - 20/08/2010 
Assista On Line
 
02 - A Despedida - Segunda Parte [PT] - 31/08/2010 
Assista on Line

03 - Pelas Ruas de Gênova [PT] - 07/09/2010 
Assista on Line (ainda não disponível)


04 - À Procura de Trabalho [PT] - 07/09/2010 
Assista on Line

05 - Um Motivo Para Celebrar [PT] - 07/09/2010
Assista on Line (ainda não disponível)

06 - O Primeiro Salário [PT] - 07/09/2010
Assista on Line (ainda não disponível)

07 - O Novo Apartamento [PT] - 07/09/2010
Assista on Line 

08 - O Teatro de Fantoches [PT] - 07/09/201
Assista on Line

09 - Desculpa Paizinho [PT] - 07/09/2010
Assista on Line 

10 - Buenos Aires Ali Está Mamãe [ES] - 07/09/2010
Assista on Line

11 - O Talento de Violeta [PT] - 11/09/2010
Assista on Line
 
12 - Vamos Ver o Dirigível [ES] - 11/09/2010 
Assista on Line

13 - Adeus Violeta [PT] - 11/09/2010
Assista on Line 

14 - O Meu Amigo Roque [PT] - 11/09/2010
Assista on Line 

15 - O Passageiro Clandestino [PT] - 11/09/2010
Assista on Line 

16 - À Bordo do Folgore [ES] - 19/09/2010 
Assista on Line

17 - O Passo do Equador [ES] - 19/09/2010 
Assista on Line


18 - Já Estamos no Rio [ES] - 19/09/2010 
Assista on Line 


19 - O Barco dos Emigrantes [PT] - 19/09/2010 
Assista on Line


20 - Noite de Tormenta [ES] - 19/09/2010 
Assista on Line


21 - Terra à Vista [PT] - 25/09/2010
Assista on Line

 
22 - Onde Estás Mãezinha? [PT] - 25/09/2010
Assista on Line

 
23 - Não Era Mãezinha [PT] - 25/09/2010 
Assista on Line


24 - Olá Violeta [PT] - 25/09/2010
Assista on Line

 
25 - O Grande Êxito de Peppino e Companhia [PT] - 25/09/2010
Assista on Line 

 
26 - Através dos Pampas [ES] - 25/09/2010
Assista on Line



27 - Qual é a Moral da História [PT] - 06/10/2010
Assista on Line

28 - A Grande Estância dos Balboa [ES] - 06/10/2010
Assista on Line


29 - Neve [PT] - 06/10/2010
Assista on Line


30 - Um Gaúcho Chamado Dom Carlos [PT] - 06/10/2010
Assista on Line


31 - Longa Noite [ES] - 30/10/2010
Assista on Line


32 - Logo Diremos Adeus [ES] - 30/10/2010
Assista on Line  

33 - A Mãezinha Não Está Aqui! [PT] - 10/11/2010
Assista on Line


34 - Quero Voltar Para Gênova [PT] - 10/11/2010
Assista on Line


35 - Uma Carta da Mamãe [PT] - 10/11/2010
Assista on Line


36 - Uma Ovelha Negra na Família [PT] - 10/12/2010
Assista on Line
  
37 - Um Dia Interminável [PT] - 10/12/2010
Assista on Line
 
38 - Encontrar-te-ei Mamãe [PT] - 10/12/2010
Assista on Line
 
39 - Caminho de Rosário [ES] - 10/12/2010
Assista on Line
 
40 - A Estrela de Itália [PT] - 10/12/2010
Assista on Line (ainda não disponível)
 
41 - Caminho de Córdoba [ES] - 21/02/2011
Assista on Line


42 - Pablo, o Meu Novo Amigo [PT] - 21/02/2011

 Assista on Line

43 - A Mamãe Tem Que Estar Aqui [PT] - 21/02/2011
 Assista on Line

44 - Há Que Salvar a Joana [PT] - 21/02/2011

Assista on Line
 
45 - Adeus Pablo [PT] - 02/03/2011
Assista on Line
 
46 - Uma Viagem Acidentada [PT] - 02/03/2011
Assista on Line
 
47 - A Mamãe Vive Perto Dessa Montanha [PT] - 02/03/2011
Assista on Line
 
48 - Adeus, Velha [PT] - 24/03/2011
Assista on Line
 
49 - Para lá do Sonho [PT] - 24/03/2011
Assista on Line
 
50 - O Fim da Viagem [PT] - 03/04/2011
Assista on Line
 
51 - Não é um Sonho [PT] - 03/04/2011
Assista on Line
  
52 - De Regresso à Gênova [PT] - 03/04/2011
Assista on Line
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.